domingo, 8 de setembro de 2013

PRANCHA COM SÍMBOLOS DE COMUNICAÇÃO PICTÓRICA (PCS)

Não há dúvida que a comunicação é essencial para o ser humano e é parte estruturante do processo de aprendizagem. Desta feita, a pessoa que apresenta sequelas ou comprometimento motor decorrentes de paralisia cerebral e outras deficiências neuromotoras, necessita de recursos de comunicação que possibilitem a expressão do seu pensamento.
No campo educacional utiliza-se a expressão comunicação alternativa e/ou suplementar que
vem sendo utilizada para designar um conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas por alguma doença, deficiência, ou alguma outra situação momentânea que impede a comunicação com as demais pessoas por meio dos recursos usualmente utilizados, mais especificamente a fala.
                                                                                            (Manzini; Deliberato, 2006,p.4)

Dentre os recursos de Comunicação alternativa e/ou suplementar está a prancha de comunicação com Símbolos de Comunicação Pictórica (PCS), que objetiva ampliar, como o próprio nome já sugere, a habilidade funcional da comunicação.
Na prancha de comunicação são colocados vários símbolos gráficos que representam mensagens. A escolha dos símbolos deve ser feita de acordo com a necessidade comunicativa do usuário, desta feita, as pranchas possuem, dependendo de cada pessoa que dela faz uso, símbolos diferenciados.
Em uma mesma prancha podem ser usados símbolos variados. Cada prancha deve ser feita do tamanho e formato necessários e, diversos materiais podem ser utilizados na sua confecção, tais como: papel, isopor, madeira, cartolina etc.
Os Símbolos de Comunicação Pictórica (PCS)  foram desenvolvidos pela fonoaudióloga Roxane Mayer Johnson, em 1981, nos Estados Unidos e atualmente é o conjunto de símbolos mais conhecido em todo o mundo. Formam um sistema de comunicação completo com mais de 11.000 símbolos e foram originalmente desenhados para criar, rápida e economicamente, recursos de comunicação consistentes e com acabamento profissional. Agrupa sinais que, em sua maioria, se caracterizam por desenhos lineares e pictográficos. Permite a inclusão de fotos, figuras, palavras escritas ou a combinação destas e utilizam pranchas como estrutura. As cores são usadas para diferenciar e separar as palavras em verbos, substantivos, preposições, etc. Por exemplo, verde significa verbo; amarelo, pessoas; laranja, substantivo e azul, adjetivo. 



Características das Pranchas com Símbolos de Comunicação Pictórica:

  Desenhos simples, claros e de fácil reconhecimento;
  Adequados para usuários de qualquer idade;
  Estão divididos em seis categorias de palavras: social, pessoas, verbos, descritivo, substantivos e miscelânea;
 Facilmente combináveis com outros sistemas de símbolos, figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados;
 Extremamente úteis numa grande variedade de atividades e lições.
 Disponíveis através dos softwares Boardmaker e Escrevendo com Símbolos.


No ambiente escolar, a prancha de comunicação pode ser usada para que o educando seja autônomo nas suas escolhas, como por exemplo, decidir qual material quer utilizar em determinada atividade ou o espaço para onde deseja ir (ver pranchas abaixo), como para demonstrar os conhecimentos já consolidados em seu processo de aprendizagem. Em suma, em cada situação a prancha terá um papel diferenciado, sem perder de vista, seu objetivo maior, que é a comunicação.


















REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MANZINI, E. J.; DELIBERATO, D. Portal de ajudas técnicas para educação : equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física : recursos para comunicação alternativa. 2. ed. Brasília : MEC, SEESP, 2006.
Em <http://www.clik.com.br/mj_01.html#topopag>. Acesso em 06/09/2013.
Em <http://www.assistiva.com.br/ca.html>. Acesso em 06/09/2013.