VÍDEOS: "Help Desk Na Idade Média" e "Did You Know 2.0".
Considero os dois vídeos muito inteligentes e ilustrativos, uma vez que retratam algumas situações do nosso cotidiano e por isso alimentam muitas reflexões.
É interessante perceber, por exemplo, no vídeo Help Desk Na Idade Média , dentre outras coisas, o comportamento humano diante do novo. O personagem retratado tem uma postura que, costumeiramente adotamos quando não conhecemos ou não temos familiaridade com dada situação, objeto ou pessoa. Ele adota a postura da reserva, pois não quer “correr o risco” de cometer algum erro que, no caso do vídeo, seria a perda de algum texto. Por vezes, preferimos a posição conservadora, e esta nos impede de ter importantes aprendizados.
Outro fato interessante que o vídeo levanta, com sua dose de humor, é quando retrata que aquilo que hoje pra nós é um campo enigmático, amanhã pode tornar-se algo perfeitamente acessível, se realmente quisermos nos lançar a novas descobertas. E nesse contexto a troca com o parceiro mais experiente é válida para que o conhecimento seja construído.
No segundo vídeo, Did You Know 2.0, destaco a inquietação que ele suscita quando questiona o papel da escola na formação do cidadão do século 21. Pelo fato do material ter sido produzido em 2006, notamos que uma avalanche de novas informações já faria parte dele se sua data de autoria fosse hoje. No entanto, quanto à distância alarmante do processo educacional em relação à celeridade da tecnologia, da comunicação e da informação, não percebemos, pelo menos em nosso país, uma mudança significativa e, acima de tudo, necessária.
Depois de assistir esse vídeo é impossível não analisarmos a realidade da maioria das escolas brasileiras, onde o mundo apresentado parece só acontecer da porta pra fora, uma vez que não há planejamento estratégico institucional de políticas públicas que estruturem o sistema educacional a fim de que este ofereça ferramentas eficazes para a formação de pessoas que sejam competentes frente as novas demandas sociais.