O mundo globalizado reside hoje na era da comunicação. Facilmente e continuamente recebemos informações dos quatro cantos do planeta, numa dinâmica que impressiona até mesmo os mais incrédulos. A velocidade, a intensidade, sem perder de vista, a intencionalidade das informações que recebemos, guardadas as devidas proporções e o contexto sociocultural, reflete o estilo de vida da maioria da população.
O processo educacional não pode e nem deve estar alheio a essa verdadeira revolução comunicacional. Nós educadores precisamos primar pela prática constante da investigação e da pesquisa, e a modalidade de ensino a distância propicia tais posturas profissionais, uma vez que permite, devido a sua estrutura, ressignificarmos as variáveis tempo e espaço.
As contingências da realidade que nos cerca, essencialmente a nós educadores, que assumimos, vez por outra, vários papéis, tanto na vida pessoal quanto na área profissional, podem limitar a possibilidade da formação continuada e em serviço, quando tratamos de um modelo de educação exclusivamente presencial. Por isso é que cada vez mais fazemos sim a opção pela EAD.
No entanto, há que se considerar as características desta modalidade e as exigências que nos impõe se, de fato, objetivarmos uma educação de qualidade que conduza a aprendizagem significativa. Para ser um aluno de um curso de EAD é essencial organização, determinação, disciplina, compromisso, interesse e dedicação. É importante destacar que tais qualidades também são primordiais no modelo exclusivamente presencial, mas neste, por temos a figura do professor/mediador mais presente durante todo o processo e pela regularidade dos encontros presenciais, costumamos adotar uma atitude diferenciada daquela, quando somos os gestores da nossa aprendizagem, levando em consideração a flexibilidade que caracteriza a EAD.
As dificuldades são parte da caminhada, e acredito que a mais crucial delas seja mesmo a escassez do tempo, mas podemos superá-las se além de cultivarmos as qualidades já citadas, participarmos de um ambiente educacional estimulante, instigante e desafiador, e isso depende não só da nossa motivação interna, mas de fatores externos, tais como: a organização e acessibilidade do ambiente virtual, a interação eficaz com os colegas, tutores e coordenação do curso, a riqueza dos materiais disponibilizados e sugeridos pela equipe formadora e a diversidade das atividades propostas. Acrescento ainda que todo o planejamento do curso deve estar pautado na tematização da nossa prática, para que de maneira mais sólida possamos construir conhecimento e reinventar o nosso fazer pedagógico.
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quarta-feira, 22 de maio de 2013
EAD: UMA TENDÊNCIA NO MUNDO GLOBALIZADO
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Gostei muito de sua reflexão sobre a EAD. Seus textos são sempre muito bem escritos e esclarecedores. parabéns pelo blog, está muito bem organizado.
ResponderExcluirAbraços,
Andreza
Olá Andreza,
ExcluirFico feliz que tenha gostado do meu blog.
Também gosto muito do seu estilo de escrever.
Creio que vamos fazer uma boa parceria no Grupo Plural.
Abraços!
Keyla Fonseca